Um grande passo na vida de qualquer família, a reforma do apartamento traz uma sensação de renovação necessária ao início de novos capítulos.
No entanto, para garantir que esse processo aconteça sem dores de cabeça, é preciso contar com um planejamento prévio bastante aprofundado.
Dentre os muitos benefícios em dedicar tempo a etapa de planejamento da obra, está a possibilidade de maximizar o orçamento de obras. Afinal, com tudo planejado você evita pedidos de última hora e tem tempo suficiente para realizar a cotação de materiais.
Não importa se você está procurando por apartamentos à venda em São Paulo para reformar ou se a ideia é realizar a reforma do apartamento atual, no artigo de hoje você confere as melhores dicas de como desenvolver um planejamento completo. Boa leitura!
1. Saiba quando começar e quando terminar
É importante definir um plano de ação para o seu projeto de forma a contemplar todas as etapas que serão efetuadas e quanto tempo cada uma delas irá durar. É o que o chamamos de Cronograma de obra.
Lembre-se que esse planejamento precisa ser realista e leve em consideração que mais tempo de obra significa mais dinheiro gasto com pessoal ou materiais.
Ou seja, tenha em mente que pela saúde financeira do seu projeto, o ideal é que não sejam feitas mais alterações depois que o projeto executivo tiver sido aprovado, e muito menos quando o processo de execução de obra já tiver sido iniciado.
2. Entenda que imprevistos podem vir a acontecer
E não estamos falando apenas de problemas com a obra, mas você pode mudar de ideia no meio do caminho em relação à cor de uma parede ou a posição de uma parede.
O fato é que imprevistos no canteiro de obras são comuns, e nem sempre é possível antecipa-los. Por isso, reserve parte do seu orçamento para cobrir esses gastos extras, mas utilize-o apenas em último caso!
O ideal é seguir com o cronograma até o final para que o seu dinheiro seja valorizado e a reforma seja feita de forma econômica.
3. Saiba como evitar e reduzir imprevistos
Garantir a qualidade do projeto é outra questão fundamental para garantir o sucesso da reforma do apartamento. Lembre-se que muitas vezes o barato sai caro.
Por isso, na hora de escolher os materiais a serem utilizados no projeto, leve em conta o custo-beneficio, e não só o valor final do produto.
Muitas vezes o produto é mais barato, mas possui uma baixa durabilidade e altos custos de manutenção, por exemplo. Por isso, é importante considerar o estilo de vida e rotina das pessoas que habitam o ambiente.
Essa dica serve tanto para insumos básicos e materiais de acabamentos que você escolhe para o seu projeto, como para a contratação de profissionais que devem ter experiência prévia no assunto e não te deixarão na mão no meio das obras.
4. Atenção para os projetos de hidráulica e elétrica
Muita pesquisa é feita acerca dos melhores revestimentos de piso e parede, acabamentos de teto, tintas para as paredes e materiais que irão compor móveis planejados.
Por outro lado, pouco se pensa nos componentes hidráulicos e elétricos da obra. Apostar em materiais de pouca qualidade nesse quesito é ter a certeza de uma dor de cabeça que pode inclusive colocar a sua família em perigo.
Já parou para pensar nos problemas que um cano estourado na reforma do apartamento pode trazer para você e os seus vizinhos?
5. Leve em consideração as regras do condomínio!
Uma obra já começa errada se você não consultar as normas do condomínio em relação a mudanças estruturais que deseja realizar em seu apartamento.
É preciso, segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), seguir a norma NBR 16280. Ela garante a qualidade e a segurança, além de estabelecer a responsabilidade da obra ao proprietário e à equipe contratada para a realização da reforma.
Em casos de irregularidade, você pode até ter a sua obra interrompida, o que certamente terá impactos significativos no seu orçamento de obras. Por isso, nunca comece uma obra sem verificar todas as conformidades necessárias.
Um bom planejamento da obra pode definir o sucesso da sua obra antes mesmo de ela começar. Pense nisso quando começar a pensar em seu projeto e boa sorte em seu próximo capítulo!
Esse artigo foi escrito pela equipe da Loft.
Comments