Se você é um profissional da construção civil, sabe que a escolha dos fornecedores de obra é um ponto crucial para o sucesso da obra. Afinal de contas, para que o seu projeto seja concluído com sucesso, os produtos e serviços contratados devem ser de qualidade, o que significa que os fornecedores devem estar alinhados à estratégia e expectativas do seu escritório e do seu cliente.
Quando isso não acontece, o resultado é um prejuízo nos quesitos de qualidade, custo e entrega. Um cronograma de obras atrasado por conta de entregas fora do prazo, prejuízos decorrentes de produtos com qualidade inferior àquilo que foi orçado, e retrabalhos para corrigir as não-conformidades que poderão surgir, são só algumas das dores de cabeça. Tudo isso, é claro, tem impacto no seu relacionamento com o cliente.
A seguir você confere algumas dicas simples e objetivas que irão te ajudar na difícil tarefa de avaliar os fornecedores de obra – seja ele uma empreiteira, uma locadora de equipamentos, uma corretora ou uma loja de material de imóveis. Continue lendo!
Como fazer a avaliação?
O primeiro passo para garantir os resultados desejados, é optar por empresas que sigam as recomendações da ISO 9001, o conjunto de regras que padronizam serviços e produtos para facilitar na gestão empresarial, garantindo eficiência e qualidade. Afinal, quando o fornecedor não atende aos requisitos de custo, entrega e qualidade, sua empresa automaticamente também falha nesses critérios.
Para evitar essa situação, existem alguns aspectos interessantes a serem analisados na hora de contratar um fornecedor de obra. Confira quais são eles a seguir:
1. Qualificação
Não tem jeito! Para garantir que a execução do seu projeto será feita com qualidade, é necessário optar por fornecedores qualificados.
Uma maneira prática para fazer essa verificação, é a criação de um checklist de requisitos de qualidade. Algumas requisitos que podem constar são:
O fornecedor tem a certificação ISO 9001 ou ao menos segues as recomendações da norma?
O fornecedor oferece serviço de assistência técnica na localidade da obra?
O fornecedor possui CNPJ ativo por 10 anos ou mais?
O fornecedor assume a responsabilidade pela entrega dos materiais no prazo estipulado?
O fornecedor assume responsabilidade pelo transporte seguro dos materiais?
Assim, aqueles fornecedores que se enquadrarem na maioria dos seus critérios serão aqueles habilitados.
2. Desempenho operacional
Da mesma forma, avaliar a performance operacional do fornecedor é algo indispensável. Para tanto, você pode utilizar indicadores-chave de performance.
Esses indicadores serão responsáveis por qualificar diversos requisitos importantes, como flexibilidade, pontualidade nas entregas, custo de garantia, qualidade, tempo de resposta, entre outros. Nessa etapa o ideal é que você defina os indicadores de acordo com o que você espera como comprador. Exatamente por isso é importante alinhar as metas entre ambas as partes.
3. Estabilidade Financeira
Talvez esse item possa parecer relevante para você, consumidor. Mas se o seu fornecedor estiver com problemas de fluxo de caixa, por exemplo, isso pode resultar em dificuldades para adquirir os materiais, fazer o transporte e entrega-los no prazo, bem como manter a qualidade do produto.
É claro que não é possível fazer essa pergunta diretamente, por isso o desafio nessa etapa é identificar possíveis tendências negativas, para que assim seja possível evitar problemas que comprometam a execução do seu projeto.
4. Processos de gestão
Não basta que você tenha processos de gestão bem estabelecidos na sua empresa para garantir o sucesso da obra. É necessário também que os seus fornecedores tenham uma gestão eficiente, capaz de fornecer produtos de alto valor dentro do prazo e de acordo com aquilo que foi solicitado. Esses são pontos cruciais para que o relacionamento entre ambas as partes seja de longo prazo. É aquela velha máxima: o combinado não sai caro!
5. Especificação do Produto e Cotação
Não se esqueça que a compra de qualquer produto deve ser feita por meio de um pedido de compra, também conhecido como ordem de compra. É nesse documento que devem constar todas as especificações do pedido, tais como quantidade, cor, medidas, preço unitário, preço total, entre outros.
Esse detalhamento é importante também na hora de fazer o controle financeiro da obra, pois permite que você faça o acompanhamento dos lançamentos em comparação com os valores inicialmente orçados. Além disso, esse documento pode ser útil para negociações futuras de preços com outros fornecedores.
Comments