As redes sociais se tornaram uma poderosa ferramenta de vendas para qualquer negócio, e para os arquitetos não é diferente! Mas em meio a um mar de oportunidades e opções disponíveis, como crescer o seu negócio de arquitetura nas redes sociais?
A pandemia da Covid-19 veio para mostrar que as redes sociais são um canal importante de comunicação entre os profissionais e os seus clientes em potencial. Quem antes não se preocupava em desenvolver estratégias de captação de cliente e vendas online, foi obrigado a repensar suas ações.
O fato é que, por mais inegável que seja a eficiência do marketing boca-a-boca, depender unicamente de indicações para atrair novos clientes até a sua porta pode ser considerado suicídio.
Para te ajudar, separamos neste artigo 8 dicas incríveis para te ajudar a crescer o seu negócio de arquitetura nas redes sociais. Boa leitura!
O seu negócio de arquitetura nas redes sociais: por que é importante?
É importante lembrar que, com o advento das redes sociais e o acesso à informação a todo momento, a guerra pela atenção do seu público torna-se cada dia mais disputada. Nesse sentido, ainda que o ambiente digital represente oportunidades, também traz consigo um alto nível de competição.
O grande desafio aqui é utilizar as suas redes sociais como ferramenta para atrair a atenção dos seus clientes em potencial, de forma a destacar o seu serviço do da concorrência. Em outras palavras, o sucesso da sua estratégia comercial está diretamente relacionado à performance do seu negócio de arquitetura nas redes sociais.
Mas como se destacar em meio a tantas opções? É o que você confere a seguir.
1. Seja específico
Essa dica é de ouro para quem está começando ou mesmo para quem quer alavancar os seus resultados nas redes sociais. É importante lembrar: quem quer agradar a todos acaba não agradando ninguém!
Tenha um público-alvo bem definido, e foque em criar conteúdo especificamente para essas pessoas. Isso envolve conhecer não só as informações demográficas dessas pessoas, mas também informações mais específicas como seus gostos e interesses, quais as suas maiores dúvidas, e como você pode ajudá-las de forma geral.
Quando o assunto é crescer o seu negócio de arquitetura nas redes sociais, muito se escuta sobre a importância de ter uma grande quantidade de seguidores para conseguir alcançar resultados. Isso é balela!
Mais vale ter 500 pessoas que engajam de verdade com o seu conteúdo, do que 500k que não ligam para o que você tem a dizer.
2. Seja original
Uma das melhores formas de você ser original é criando e compartilhando conhecimento que você adquiriu através das suas próprias experiências. Essa é a melhor forma de criar conexão com a sua audiência – o que é fator fundamental para diferenciar o seu serviço e fazer com que as pessoas queiram acompanhar o seu negócio de arquitetura nas redes sociais!
Outra boa dica é aparecer em vídeos: além de humanizar a sua marca, essa é uma das formas mais eficientes de mostrar a sua personalidade. Tudo isso ajuda a criar aproximação com o seu público, além de transmitir uma maior segurança sobre o seu serviço e o que você faz.
3. Seja você mesmo
Nunca se esqueça de que o que torna você único e especial é o fato de que não existe ninguém como você no mundo. Por isso, não tenha medo de mostrar quem você é!
Gerar identificação com o seu público é a melhor forma de conseguir alavancar o seu negócio de arquitetura nas redes sociais. É importante lembrar que o processo de vendas é muito mais sobre a forma como você é capaz de transmitir confiança e empatia para o seu cliente em potencial, do que sobre qualquer outra coisa. Afinal, pessoas compram de pessoas!
4. Seja sociável
Não se esqueça que, ainda que você esteja utilizando as redes sociais como ferramenta de vendas, a premissa básica é criar relacionamentos. Sendo assim, para conseguir crescer o seu negócio de arquitetura nas redes sociais, é preciso se relacionar com o seu público-alvo de forma ativa.
Isso quer dizer responder aos comentários e mensagens que recebe, iniciar conversas e debates em outras contas do seu mercado, e interagir com os usuários.
Lembre-se que para conseguir construir engajamento, você precisa engajar!
5. Seja valioso
Você certamente já ouviu por aí que para conseguir crescer o seu negócio de arquitetura nas redes sociais, você precisa criar conteúdo de valor. Mas o que isso quer dizer de verdade?
Quando falamos na criação de conteúdo de valor, estamos nos referindo a criação de conteúdo que seja capaz de ajudar o seu público-alvo de forma ativa. A ideia aqui é focar nos problemas que a sua audiência busca eliminar, e focar em criar soluções práticas e aplicáveis.
6. Seja memorável
Outro ponto extremamente importante para conseguir destacar o seu negócio de arquitetura nas redes sociais é criar um estilo único e definido para a sua marca.
O Instagram é uma ferramenta rápida: estudos comprovam que você tem cerca de 3 a 8 segundos para chamar a atenção do usuário dentro da ferramenta. Por isso, certifique-se de que o seu cliente em potencial será capaz de reconhecer o seu conteúdo com maior facilidade.
Para te ajudar, você pode definir uma paleta de cores para a sua marca, uma fonte, um estilo de postagem e até uma maneira específica de se comunicar!
7. Seja consistente
Muito se especula sobre a frequência de postagens ideal para crescer nas redes sociais. Mas a verdade é que o sucesso do seu negócio de arquitetura nas redes sociais depende de conteúdo de valor, conexão com o seu público-alvo e constância!
Por isso, defina uma quantidade de postagens por dia ou semana, e se comprometa com isso. A consistência é o que vai ajudar a alcançar um número cada vez maior de pessoas.
8. Seja paciente
Por fim, mas certamente não menos importante: seja paciente! É importante entender que esse é um trabalho de formiguinha, que exige comprometimento e constância. Os resultados raramente virão de um dia para o outro!
Por isso, a dica aqui é não se comparar com os outros e celebrar cada pequena conquista. Aproveite a sua jornada e confie no seu processo!
Se você chegou até aqui, então já entendeu que as redes sociais se tornaram uma ferramenta essencial de vendas para você que quer alavancar os resultados do seu escritório de arquitetura. No entanto, você jamais será capaz de alcançar os resultados desejados se não possuir um objetivo definido e uma estratégia clara!
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