Com o Brasil e o mundo sofrendo com a pandemia causada pelo Coronavírus – o Covid-19, muitos profissionais estão preocupados com o futuro do mercado. Afinal, até mesmo as maiores economias estão sendo afetadas pela realidade na qual estamos vivendo.
Em meio a todo esse caos, obras de pequeno e médio porte foram interrompidas, o que aumentou a preocupação de profissionais como arquitetos e designers de interiores
Mas a verdade é que o desespero não ajuda ninguém! É preciso buscar por novas oportunidades em meio ao caos. Por isso, no artigo de hoje queremos propor uma reflexão. Vamos nessa?
COVID-19 e a Demanda Reprimida
O momento é de recessão econômica no mundo inteiro. E chances são de que esse momento irá gerar uma demanda reprimida de mercado. Mas o que isso significa?
A lei da oferta e procura funciona de maneira simples: enquanto o consumidor deseja ou necessita de determinado produto, ou serviço, as empresas oferecem soluções para suprir essa demanda. Nesse sentido, quando existe um equilíbrio entre esses dois lados, temos um cenário de demanda natural.
Já quando falamos em demanda reprimida, o que acontece é que uma determinada demanda de uma população ou publico específico não é atendida totalmente.
E isso pode acontecer tanto pela falta de oferta que satisfaça o desejo e necessidade do consumidor, como pelo próprio desconhecimento do consumidor acerca de uma solução.
Na atual situação na qual vivemos agora, infelizmente, muitas empresas serão obrigadas a fechar suas portas ou demitir parte do quadro de funcionários. Ao mesmo tempo, o poder de compra da população diminuirá consideravelmente.
Nesse sentido, identificar uma demanda reprimida pode representar uma oportunidade para a sua empresa se você souber se reinventar, criando novos produtos e serviços.
Identificando Oportunidades
Pense comigo: ainda que o momento do mercado seja de recuperação após a pandemia, certamente aqueles clientes em potencial que ficaram em stand by ainda precisarão dos seus serviços. A diferença é que, muito provavelmente, terão menos reserva disponível para investir.
A forma como nós nos relacionamos com o espaço físico também mudou depois desse período de quarentena. Quando foi a última vez que você passou tanto tempo dentro da sua casa?
Certamente as pessoas irão identificar mudanças necessárias nos ambientes para o caso de passarmos por uma situação similar no futuro.
Essas mudanças podem ser grandes – como, por exemplo, a identificação da necessidade de um novo cômodo, ou pequenas, que podem ser resolvidas com um bom projeto de decoração.
Cabe a você identificar novas formas de fornecer o seu serviço para os clientes que ainda querem consumi-lo.
Recuperação Pós Crise
Outra grande dúvida dos profissionais é saber como se preparar da melhor maneira para o mercado pós Covid-19. Por isso, a nossa dica principal em tempos de quarentena é: aproveite esse tempo para reorganizar o seu escritório e planejar os próximos passos.
Para te ajudar, separamos aqui um passo a passo de como fazer a gestão de crise do seu escritório de arquitetura.
Antes de mais nada, é necessário entender qual o tamanho do problema para o seu negócio. E para isso você deve responder algumas perguntas importantes, como: qual a sua reserva financeira? Qual o tamanho do seu prejuízo? Por quanto tempo consegue se manter?
Uma boa dica aqui é refazer a sua análise SWOT para arquitetos. Esse exercicío fornecerá respostas importantes para que você possa considerar os diferentes cenários futuros para o seu negócio.
Comece por desenhar soluções para os problemas identificados na etapa anterior, e tente prever qual o impacto que cada uma delas terá no seu negócio.
Cruze as colunas da sua análise SWOT para identificar oportunidades de neutralizar as fraquezas e potencializar as forças e oportunidades do seu escritório.
Agora que você já delineou os possíveis cenários, suas soluções e o impacto de cada uma delas, é hora de desenhar um plano de ação. Isto é: como você irá conseguir colocar em prática as medidas necessárias para solucionar os problemas levantados?
Nesse momento você deve considerar as novas metas estabelecidas para o seu escritório como, por exemplo o número de projetos que você deverá vender ao final do período.
Por fim, quando tudo isso passar, é hora de colocar a mão na massa e reconstruir o seu negócio! Não deixe de acompanhar as ações bem de perto, e também como qual será a resposta do mercado para cada uma delas. Dessa forma você terá tempo hábil para testar outros caminhos quando necessário!
O Que Aprendemos Com o Covid-19 Até Agora
Ainda que sejam tempos difíceis para todos, a pandemia do Covid-19 também trouxe alguns aprendizados.
Em primeiro lugar, a Covid-19 fez mais pela transformação digital em um mês do que qualquer um de nós poderia imaginar!
Aqueles que ainda tinham suas dúvidas e eram resistentes ao uso de plataformas digitais como forma de captação de clientes e vendas, foram obrigados a se inserir no meio digital.
Mais do que nunca, as redes sociais tornaram-se uma ferramenta poderosa para compartilhar conteúdo e agregar valor ao seu serviço.
Além disso, fomos forçados a olhar para o nosso tempo de forma diferente: as reuniões online são mais resumidas e direto ao ponto, e abriram os nossos olhos com relação à necessidade de mudanças nos nossos níveis de produtividade no escritório.
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