Se você é um profissional da construção civil então certamente sabe que reformar e construir são duas atividades complexas, que envolvem a gestão de uma grande quantidade de variáveis. Nesse cenário, a sua eficiência no canteiro de obras pode ser determinante para que seja possível obter os resultados desejados.
Desde a definição do espaço até os materiais e insumos necessários, no artigo de hoje você confere as melhores dicas para tornar a sua equipe de obras mais eficiente. Boa leitura!
As etapas da construção
Já falamos em outros artigos aqui do blog sobre como a etapa de planejamento é importante para evitar desvios de rota. Nesse sentido, o cronograma de obras é o grande auxílio para a execução dos trabalhos a serem realizados.
Pense na quantidade de atividades que devem ser realizadas ao mesmo tempo, e por diferentes profissionais. Sem um planejamento adequado das etapas de obra é praticamente impossível entregar um projeto dentro do prazo estipulado.
Isso quer dizer que, para garantir a sua eficiência no canteiro de obras, é preciso controlar não só a ordem das atividades, mas também os prazos de entrega dos materiais, os horários de serviço e até a forma que serão feitas as correções de rota, quando necessárias. Para te ajudar com essas tarefas, você pode e deve contar com um software de gestão de obras.
Por exemplo: no caso de uma obra grande, é comum que seja necessário realizar processos de demolição. Somente após a conclusão dessa etapa de obra, é que é possível começar a dar vida ao novo projeto executivo de arquitetura.
Nesses casos onde a etapa de demolição é necessária, recomenda-se contar com uma equipe especializada. Se você é de São Paulo, pode procurar por demolição em SP.
Esse tipo de planejamento é importante inclusive para que os clientes possam planejar a sua rotina durante o período de obras.
Além disso, um cronograma bem feito também é capaz de auxiliar no orçamento do cliente, que é capaz de planejar o seu fluxo de desembolso de acordo com as fases de obra.
Para garantir a eficiência no canteiro de obras, é importante contar com profissionais das diferentes áreas para que seja possível desenvolver um cronograma que seja o mais próximo da realidade possível.
Sustentabilidade na construção
Um ponto que muito tem sido discutido no meio da construção civil é a sustentabilidade. É possível unir as duas coisas? A resposta é sim!
Evite o consumo de energia em excesso
Assim como em qualquer outra situação, diminuir o consumo de energia é sinônimo de redução de gastos desnecessários. Optar por materiais sustentáveis pode inclusive, ser uma outra forma de aumentar eficiência no canteiro de obras.
Por isso, a dica é, desde o momento do planejamento da obra, analisar a possibilidade da utilização de luz e ventilação natural.
Fora isso, é possível também procurar por opções de geração de energia própria, como por exemplo, o uso de painéis solares, sistemas para captação de chuva, como comentamos anteriormente, entre outros.
Mas caso seja necessário, aposte em luz e ventilação artificial, no entanto, de uma maneira controlada. No entanto, lembre-se de realizar as manutenções necessárias, como a do filtro de ar industrial .
Faça opção por materiais sustentáveis
Um dos pontos mais importantes em uma obra é a escolha dos materiais que serão utilizados no decorrer do trabalho. Isso consegue garantir a sustentabilidade e também o orçamento controlado.
O reaproveitamento de determinados materiais pode ser uma opção interessante, tal como pedras, revestimentos, móveis de madeira rústica, ajudam na redução do preço final.
Comprando os materiais
Na hora de realizar a compra dos materiais necessários, todo cuidado é fundamental.
Para tanto, contar com bons fornecedores é o que faz toda diferença. Há alguns itens básicos e essenciais para serem usados em uma reforma, eles consistem em:
argamassa;
cimentos;
resina epóxi;
tijolos;
azulejos;
tintas;
pisos laminados.
As opções disponíveis no mercado são muitas, por isso, a escolha dos materiais deve ser feita em conjunto com os clientes, levando em conta o custo benefício.
Esse artigo foi escrito por Fernanda Silva, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.
Comments