A busca por um portão ideal é uma tarefa relativamente simples, principalmente quando pensamos em imóveis residenciais. Por ser um elemento que interfere tanto na segurança, quanto na estética das casas, os portões de ferro são a escolha mais óbvia.
Como são geralmente usados para as fachadas das casas, os portões de ferro podem ser encontrados em diversos modelos. Essa variedade permite que os moradores escolham a opção que mais combina com o projeto, e com o estilo arquitetônico da residência.
Para te ajudar a investir na opção certa, preparamos esse conteúdo com algumas dicas de como escolher o portão de ferro adequado. Boa leitura!
Conheça as características dos portões de ferro
O fato dos portões de ferro serem tão comuns não é coincidência. Eles possuem diversos aspectos positivos que, se comparados aos outros modelos, fazem dele a melhor escolha em muitos casos.
Entre as principais vantagens, podemos destacar o fato de que existe uma grande variedade de modelos que podem ser encontrados a um preço acessível no mercado. Isso deve-se ao baixo custo do material.
Ainda que os portões de ferro sejam peças mais clássicas, hoje em dia podem ser encontrados com designs modernos e minimalistas, quebrando a velha concepção de que portões de ferro remetem a coisas com aparência velha.
O detalhe que mais se destaca é, sem dúvidas, a segurança oferecida por esse tipo de portão. O ferro é um material conhecido por sua força o que, para as residências, acaba sendo também uma medida de proteção.
Escolha um portão automatizado para o dia a dia
Assim como a automação industrial existe para ajudar e até melhorar os processos industriais, essa automatização afetou a todos em suas residências, principalmente nos portões.
O processo de automatização dos portões residenciais é uma solução prática e segura para a sua casa, e melhor, tudo isso sem considerar custos muito elevados. E tudo isso só foi possível graças à automação industrial.
É comum que esse tipo de sistema seja instalado em portões de alumínio por serem mais leves, no entanto, ainda que os portões de ferro sejam mais resistentes e pesados, existem motores que são capazes de suportar a sua carga.
Em relação aos sistemas mais utilizados para portões automáticos estão: deslizante, pivotante e basculante. A diferença entre os três pode ser descrita da seguinte forma:
Portões de ferro deslizantes
O portão deslizante tem um sistema de abertura lateral. Nele, o motor fica no chão e o portão corre sobre um trilho.
Por não ficar suspenso em momento algum e sempre manter o portão apoiado, esse tipo de acionamento depende de poucas manutenções, pois toda a sua movimentação é sustentada pelo chão.
Portões de ferro pivotantes
O portão pivotante abre para o lado de dentro e funciona com dobradiças. O seu acionamento dobra o portão ao meio, e por isso esse tipo de motor exige um número maior de manutenções.
É recomendado para casas com espaço na garagem ou quintal próximo ao portão, pois deve levar em consideração que ao dobrar, ocupará o espaço atrás.
Portões de ferro basculantes
O portão basculante, que também é o mais visto em residências e comumente usado em comércios, fica suspenso quando aberto. O motor levanta o portão e o mantém no alto em posição horizontal.
Para sua instalação, é importante verificar a altura do teto e também o tamanho da abertura que se fará disponível com a abertura do portão.
Utilize portões de ferro na sua residência
Por toda a resistência oferecida, os portões de ferro são escolhas bem populares em imóveis residenciais. Existem diversos modelos disponíveis e cada um pode ser adequado à sua construção.
Além da resistência, o fator segurança pode ser melhorado por meio da automação de portões. Os acionamentos de portões automáticos mais populares são os deslizantes, pivotante e basculante, e cada um funciona de uma forma.
Ao longo deste conteúdo explicamos os benefícios de utilizar um portão de ferro na sua residência. O que achou? Além de extremamente seguros, esses portões podem deixar a fachada da sua casa bonita e agradável.
Comments