Se você é um profissional da área de arquitetura, então sabe que nunca foi tão importante e ao mesmo tempo tão desafiador conquistar novos clientes. As mudanças no mercado acontecem de forma cada vez mais rápida, e cultivar um bom relacionamento com o cliente é essencial para conseguir se manter à frente da concorrência.
No entanto, essa pode ser uma tarefa complicada para alguns profissionais. Afinal, a rotina de quem trabalha com arquitetura envolve uma série de atividades e responsabilidades – que vão desde o conhecimento técnico, até a comunicação com fornecedores e colaboradores, e claro, a gestão de expectativas do cliente.
Mas em meio a tantas responsabilidades, como garantir uma experiência de qualidade e fazer a manutenção do relacionamento com o cliente? É o que você confere no artigo de hoje!
A importância de cultivar o relacionamento com o cliente
A verdade é que o marketing de boca-a-boca ainda é a melhor forma de propaganda!
Isso acontece porque, na hora de tomar uma decisão de compra, os consumidores são influenciados por três fatores principais: a opinião de amigos e familiares, a comunicação de marketing em diferentes canais de mídia e seus próprios sentimentos baseados em experiências anteriores com uma marca.
Somos seres sociais e, por isso, grande parte das nossas atitudes são baseadas na opinião de outras pessoas e também naquilo que os outros esperam de nós. É por isso que dedicar tempo para criar um bom relacionamento com o cliente é fundamental para o sucesso do seu negócio!
Quando você entrega uma experiência realmente incrível para o seu cliente, as chances de essa pessoa recomendar o seu serviço para um amigo ou familiar são enormes! E sabe por que isso é importante?
O cliente que chega até você por meio de uma indicação é um cliente que possui menos barreiras e objeções de vendas. Ou seja, é um cliente que já confia minimamente no trabalho que você entrega, e por isso o processo de prospecção e venda com esse cliente leva menos tempo do que o normal.
Isso acontece por conta de um fenômeno chamado gatilho mental da prova social. Fazer o uso de depoimentos de clientes antigos, compartilhar número de pesquisas de satisfação e também imagens de clientes usando o seu serviço é uma forma de ativar esse gatilho.
Melhores práticas para melhorar o relacionamento com o cliente
Até aqui você já entendeu que dedicar tempo para melhorar o relacionamento com o cliente é algo fundamental para se manter à frente da concorrência e garantir o sucesso do seu negócio. Afinal, construir e reformar são decisões importantes na vida das pessoas, e como um profissional da arquitetura você estará sempre lidando com a realização de um sonho!
Para garantir que você irá entregar a melhor experiência possível para o seu cliente, separamos aqui algumas dicas de como você pode melhorar o relacionamento com o cliente. Confira!
1) Conheça o seu cliente
Antes de mais nada, é fundamental que você conheça muito bem o perfil do seu cliente. Entender o perfil de cada consumidor é o que vai te ajudar a compreender quais as melhores soluções a serem oferecidas.
Por exemplo, um casal de jovens à espera do primeiro filho certamente terá necessidades e desejos diferentes de um casal de idosos.
É claro que estar atento a esses detalhes é fundamental para conseguir entregar um projeto de qualidade. Por isso é importante dedicar tempo para entender quais são as dores e desejos do seu cliente. Mas não é só isso!
Para garantir o bom relacionamento com o cliente, é importante que você consiga criar empatia com essa pessoa. Uma boa dica é tentar conhecer o cliente mais a fundo, explorando fatores de interesse em comum entre vocês, como hobbies, pessoas, gostos e o que mais achar relevante.
Isso ajuda a criar relacionamentos mais duradouros, pois pessoas se identificam com pessoas com as quais elas possuem algo em comum!
2) Utilize a linguagem correta
A dica #1 é essencial para que você consiga identificar a linguagem correta a ser utilizada com cada cliente. Por isso, preste atenção na linguagem corporal do seu cliente durante os primeiros encontros e replique-a!
Por exemplo: se o cliente adota uma postura mais ereta e formal, faça isso também. Agora, se ele optar por uma postura mais casual, você também pode.
Isso faz com que o seu cliente se sinta mais à vontade perto de você, o que também contribui para a construção da empatia e identificação. Tudo isso ajuda na manutenção de um bom relacionamento com o cliente!
3) Alinhe as expectativas
Um dos grandes desafios quando o assunto é o relacionamento com o cliente é a falta de alinhamento de expectativas entre as partes.
Em geral o que acontece é que, depois de aprovado o projeto, só resta ao cliente esperar. E a ansiedade da espera pode vir acompanhada de insatisfação com o cronograma da obra, com a falta de informações ou, em casos mais graves, até com o resultado da obra em si.
Por isso que, para garantir o alinhamento de expectativas e evitar ruídos de comunicação, uma boa dica é usar e abusar de referências visuais durante todo o processo. Como você sabe, a arquitetura é repleta de termos e elementos que não são conhecidos por todos e cabe a você, profissional, deixar claro para o cliente qual é o resultado esperado.
Para te ajudar nessa complicada tarefa, uma boa ideia é contar com desenhos e plantas 3D, capazes de facilitar o entendimento do cliente sobre o projeto.
4) Serviço pós-venda
O seu trabalho não acaba com a entrega das chaves! A era digital permite que você mantenha contato com os seus clientes mesmo depois da entrega das chaves, e isso faz toda a diferença no relacionamento com o cliente!
É no serviço pós-venda que você realmente terá a chance de encantar o seu cliente sobre todo o trabalho realizado até o momento.
Aproveite o fim do trabalho em conjunto para enviar um presente significativo sobre esse tempo em que vocês trabalharam juntos: um livro de centro, um arranjo, um chaveiro ou algum detalhe importante para o projeto. Isso mostra para o cliente como você prestou atenção aos mínimos detalhes e, principalmente, como o relacionamento de vocês é importante para você.
Esteja sempre aberto ao diálogo e incentive o seu cliente a avaliar o seu serviço – isso é o que irá te ajudar a melhorar a experiência oferecida a cada projeto. Uma forma bem simples e prática de fazer isso é utilizar ferramentas online de formulários.
5) Use a tecnologia a seu favor
Para concluir, manter o seu cliente informado e atualizado sobre a evolução do projeto constantemente é o ponto-chave para garantir um bom relacionamento com o cliente. Como você sabe, no Brasil a obra ainda é sinônimo de dor de cabeça, mas com a ferramenta certa não precisa ser assim.
O VEJA OBRA permite que você compartilhe de forma segura e transparente as informações da obra com o cliente e todos os colaboradores. Assim você evita atrasos e custos extras decorrentes de ruídos de comunicação.
Ainda não utiliza nenhuma plataforma especializada para te ajudar na gestão das suas obras? Acesse agora o VEJA OBRA para testar as nossas ferramentas gratuitamente por 14 dias!
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