O custo de obra por metro quadrado no Brasil, segundo o Índice Nacional da Construção Civil (INCC/Sinapi) apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em agosto de 2021, é de, em média, R $1.463,11.
Aumentar a precisão do orçamento significa ter mais planejamento e manter os gastos organizados, evitando atrasos e custos inesperados.
Os custos extras, além de serem mais onerosos para o projeto, ainda interferem na produtividade e na qualidade dos resultados, uma vez que impedem a análise adequada das condições dos insumos e materiais utilizados na construção.
Ao calcular com precisão o custo da obra por metro quadrado na construção civil, o arquiteto e toda a equipe de operações garante eficiência, um bom relacionamento com o cliente e evita possíveis objeções.
Neste artigo falamos mais sobre o CUB, quais elementos estão envolvidos nesse cálculo e os motivos pelos quais o aumento do custo de obra por metro quadrado interfere na economia nacional. Vamos lá?
Como o custo da obra afeta outros setores na economia?
O custo de obra por metro quadrado afeta o valor total de uma construção mas também interfere na economia nacional.
A construção civil é um setor amplamente usado como “termômetro” da situação econômica do país — com o aumento dos custos por metro quadrado na construção, o valor venal do imóvel também se eleva.
Em momentos difíceis e de crise econômica, a inflação potencializa o preço dos insumos ao mesmo tempo que corrói o poder aquisitivo da população, que não pode adquirir uma casa própria ou pagar o aluguel porque a sua renda não teve uma variação compatível com a variação venal do imóvel pleiteado.
Algumas pessoas negligenciam a redução da sua capacidade de pagamento e comprometem mais de 30% do seu orçamento mensal para arcar com a prestação do bem imóvel adquirido ou para o pagamento da parcela do aluguel — o que também aumenta o nível de endividamento da população.
Todos esses fatores afetam o ciclo da economia: as pessoas têm dificuldade para trabalhar, as empresas também têm altos custos de locação e demitem sua força de trabalho, o desemprego aumenta e o consumo diminui. Assim, a situação econômica piora gradativamente por conta dos aumentos de preços, que também interferem nos custos por metro quadrado da construção civil.
Qual o custo de obra por metro quadrado no Brasil?
Conforme falamos, o custo de obra por metro quadrado no Brasil apurado em agosto de 2021 pelo IBGE é de R $1.463,11.
Se compararmos esse valor com o índice em 12 meses (de agosto de 2020 a agosto de 2021), concluímos que houve uma alta acumulada de 22,74%. Integram o valor total um montante de R $596,22 referentes à mão de obra — considerando a desoneração da folha de pagamento — e R $866,89 referentes aos custos dos insumos.
Entretanto, sem a desoneração da folha de pagamento, o custo de obra por metro quadrado chega a impressionantes R $1.554,73.
O que é CUB?
CUB é acrônimo para Custo Unitário Básico (CUB) e se refere a um indicador largamente usado na construção civil para estimar o custo de uma obra.
A métrica é calculada com base no metro quadrado construído e, por isso, serve como parâmetro tanto para determinar os custos totais de um projeto, auxiliando o mercado imobiliário quanto como índice macroeconômico da construção civil.
Por esses motivos, o CUB é usado há mais de 40 anos, quando a Lei Federal 4.591/64, que trata sobre os valores de referência por metro quadrado das obras, determinou a publicação mensal dos custos unitários da construção civil praticados em cada unidade da federação.
Quais custos estão envolvidos nesse cálculo?
O CUB é calculado segundo critérios definidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) — NBR 12721:2006. O cálculo considera fatores como:
materiais usados na construção: areia, cimento, tijolos, blocos, ferragens, vidros e outros artigos;
mão de obra: custos inerentes à contratação de pedreiros, serventes, fiscais de obra, engenheiros, etc.;
equipamentos: locação ou aquisição de betoneiras, andaimes, martelete, lixadeira, entre outros.
Alguns elementos não integram esse cálculo, segundo determinações da própria ABNT. São gastos referentes às fundações, submuramentos, paredes-diafragma, tirantes, rebaixamento de lençol freático, equipamentos para as instalações, como elevadores, e a remuneração do incorporador, por exemplo.
Como calcular o Custo Unitário Básico?
O cálculo do CUB é simples: basta fazer o somatório de todos os custos para a compra de materiais, contratação de mão de obra e locação ou aquisição de equipamentos e dividir o resultado pela área construída em metros quadrados.
O resultado será a relação de custo em reais por metro quadrado (R$/m²) e guia a elaboração do projeto, possíveis exclusões e incorporações de elementos que permitem adequar a construção ao orçamento do contratante.
O CUB é predeterminado pelo sindicato da construção (Sinduscon) de cada estado brasileiro. Você pode conferir o valor referente ao Custo Unitário Básico do seu estado no site da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção).
Isso não significa que o valor total da obra será exatamente a multiplicação do CUB pela metragem quadrada do projeto. Você ainda deve considerar gastos não incluídos no CUB pela ABNT e os Benefícios e Despesas Indiretas (BDI) para a composição da sua função, que será a base de cálculo do seu custo total da obra.
Algumas ações podem reduzir a incidência desse custo, por exemplo, a adoção de tecnologias como o Veja Obra.
Com uma ferramenta adequada é possível aumentar a precisão do cálculo dos custos de uma obra, entender quais pontos são passíveis de redução e, finalmente, aumentar a eficiência da construção civil, mesmo em períodos de retração da economia e inflação, quando os consumidores sofrem com a alta de preço dos materiais e insumos.
Por meio de um software ainda é possível dimensionar melhor o custo total da mão de obra, fator que também impacta no custo final da sua obra e pode comprometer a viabilidade do seu projeto.
Agora que você sabe o que é CUB, como calculá-lo e a importância de controlar adequadamente o custo por metro quadrado na construção civil, que tal acessar o site do Veja Obra, fazer o seu cadastro e testar o software por 14 dias grátis?
Adorei a minha experiência recente com uma plataforma de jogos online, disponível e acessível aqui em Brasil. A interface é simples e intuitiva, fazendo com que o ona bet seja um processo muito fácil. Os gráficos dos jogos são de alta qualidade, o que torna a experiência ainda mais envolvente. A variedade de jogos disponíveis é vasta, cada um deles oferecendo uma experiência única e emocionante. Estou sempre à procura de novos desafios e esta plataforma nunca deixa de me surpreender. Mal posso esperar para voltar e explorar mais jogos!